João Matias conquista classificação da Montanha em pódio histórico na Volta ao Algarve
A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou a sua prestação nas 3ª, 4ª e 5ª Etapas da Volta ao Algarve, com João Matias a subir ao primeiro lugar da Classificação da Montanha.
Na 4ª etapa, à entrada dos últimos 40 quilómetros e numa altura em que a fuga se encontrava a cerca de 1 minuto, a equipa assumiu as despesas do pelotão e perseguiu a fuga, recortando tempo preciso e alcançando os fugitivos a um quilómetro do alto da meta de montanha. Aí nessa altura João Matias arrancou com todas as suas forças para ir buscar o primeiro lugar e os 3 pontos que estavam à sua espera. Assim o conseguiu e com este resultado, assumiu de novo a liderança desta Classificação e no final subiu ao pódio final em Faro como o novo líder da Classificação da Montanha.
No final da 5ª etapa, João Matias subiu uma vez mais ao pódio para vestir a camisola azul da Classificação da Montanha, partindo para o último dia como o líder desta Classificação.
A 5ª e última etapa da Volta ao Algarve, foi um dia tremendo para a equipa que partiu na liderança da Montanha e que lutou com todas as suas forças para a manter. Objetivo cumprido e com o apoio de toda a equipa, João Matias foi o grande vencedor desta classificação e subiu ao pódio final desta Volta ao Algarve.
A primeira hora fez-se a um ritmo vertiginoso, levando a que a fuga do dia apenas se formasse depois de percorridos 50 quilómetros. Foram vinte os homens que se adiantaram e entre eles estava João Matias que lutou muito para estar presente na frente da corrida. Os seus companheiros auxiliaram em tudo o que era necessário e fizeram eles o trabalho de perseguição.
Na primeira montanha do dia na Picota, João Matias não conseguiu pontuar mas não se deixou intimidar. Após entrar na fuga deu tudo por tudo e conseguiu um 2º lugar muito valioso na montanha de Vermelhos, lugar esse que lhe deu 3 importantes pontos. Após a montanha de Alte, João Matias foi alcançado pelo pelotão e geriu os esforços até ao final, onde já em plena subida para o Alto do Malhão soube que tinha vencido a Classificação da Montanha. Com 15 pontos, foi aquele que mais pontos amealhou e venceu assim a Classificação da Montanha naquela que é a prova mais internacional em Portugal, assinalando assim um marco histórico para si mas também para a equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados.
Contra Relógio bastante longo com alguma dureza até metade e marcado também por muito vento. Os nossos corredores mesmo não sendo especialistas, defenderam-se muito bem e cumpriram o dia com naturalidade. O vencedor Remco Evenepoel (Quick Step – Alpha Vinyl) pulverizou toda a concorrência e venceu com grande autoridade com o tempo de 37m49s. O nosso melhor homem foi Leangel Linarez a cerca de 6 minutos do vencedor da etapa.
Classificação Geral
1.º Remco Evenepoel (Quick Step – Alpha Vinyl), 15h20m01s
43.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 10m26s
91º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 24m06s
112.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 29m08s
116.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 29m51s
123.º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 31m23s
136.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 34m24s
145.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 37m42s
Classificação Montanha
1.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 12 pts
Classificação Juventude
3.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 10m26s
Classificação Equipas
1.º Ineos Grenadiers, 46h05m09s
22.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 43m33s