Andres Taboada Veste a Camisola Branca na 3ª Etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias/ LEILOSOC

A terceira etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, realizada hoje, em Gondomar, foi marcada por uma intensa competição e alguns percalços. No final o balanço foi positivo para a Tavfer-Ovos Matinados- Mortágua, com António Barbio a terminar a etapa no TOP-10 e Andres Taboada a subir ao pódio para envergar a camisola branca, destinada ao melhor jovem da prova.

Com um percurso de 146,8 quilómetros, a etapa apresentou desafios significativos, incluindo duas contagens de montanha. O destaque da etapa foi dado por uma fuga de 3 unidades, que se destacaram do pelotão ao quilómetro 36. Apesar de terem chegado a ter uma vantagem de 2 minutos e 40 segundos, a presença de um homem na luta pela geral, a apenas 12 segundos do líder, fez com que o pelotão reagisse rapidamente.

Nos últimos quilómetros, uma queda no pelotão dificultou a perseguição, mas as equipas conseguiram reorganizar-se a tempo de absorver o ciclista que se distanciou nos últimos 2 quilómetros. Esta queda afetou Taboada, da equipa Tavfer - Ovos Matinados- Mortágua, que com a ajuda dos colegas conseguiu fazer a gestão de perdas. Com tudo definido para um sprint final, Luís Gomes (Gi Group Holding-Simoldes-UDO) cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, António Barbio terminou na 8ª posição assegurando um Top-10 para a equipa na etapa.

António Barbio declara que: "Depois de tanto tempo com dificuldades físicas, tanto eu como a equipa tínhamos dúvidas quanto ao meu estado de forma para este GP Jornal de Notícias. Ao longo da etapa as sensações foram bastante boas e os meus colegas quiseram apostar em mim e, de facto, foi a maior motivação que poderia ter tido. Na entrada para os 15km o João Matias diz no rádio para o Director Desportivo "hoje é para o Barbio" e nesse momento sabia que tinha de deixar tudo na estrada para disputar a etapa, não só por mim mas também por eles. No final a equipa deixou-me numa posição bastante favorável e, não fosse eu já não estar habituado a discutir corridas, e talvez pudesse ter sido melhor. Acabo na 8 posição mas com muito boas sensações. Quero agradecer aos companheiros de equipa, foi na estrada que me deram força para voltar a disputar uma etapa."

Contas feitas no final da etapa, Andres Taboada, de 21 anos é o melhor jovem. Este momento é de significativa importância para a equipa de Mortágua, que vê a aposta na juventude a dar frutos, numa corrida com um significado especial, uma vez que foi a primeira competição que Andres correu a defender as cores da equipa, no ano passado como estagiário.

Andres Taboada declara que: “ Sabia que ia ser um dia complexo, ontem houve uma grande fuga e ia haver muitos ataques! Hoje senti-me bem e estava na frente, no final da etapa, a 7 km do fim, sofri uma queda, mas consegui voltar a montar a bicicleta e consegui chegar à meta, com ajuda dos meus colegas de equipa que estavam à minha espera! Consegui passar a meta sem perder muito tempo e vestir a camisola branca! Estou muito orgulhoso do meu trabalho e da equipa. Obrigada a equipa pela confiança.”

A quarta etapa do Grande Prémio JN está agendada para amanhã, com um percurso de 128,1 quilómetros, partindo do Parque Oriental do Porto em direção a Ovar. A expectativa é alta, com os ciclistas prontos para mais uma jornada emocionante.


Classificação da etapa
1.º Luís Gomes (Gi Group Holding-Simoldes-UDO), 3h22m37s
8.º António Barbio  (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt
30.º Nicolas Saez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 25s
49.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 1m22s
50.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt
51.º  Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt
52.º Andrés Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt
85.º Gonçalo Amado (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 4m42

Classificação Geral Juventude
1.º Andres Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 10h22m35s

Voltar